O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nesta quarta-feira (30) que o governo está elaborando junto com a Universidade de São Paulo (USP) uma nova tabela de referência para o frete rodoviário. Segundo o ministro, o objetivo é eliminar distorções e montar uma tabela de frete mínimo que “seja aceita por todos”. De acordo com ele, o novo modelo vai considerar novas variáveis para definição dos valores, como ano de fabricação do caminhão, condição e tipo de pavimento, além do tipo de produto transportado.
Conforme o G1, Freitas afirmou que, dependendo do caso, pode haver tanto redução quanto aumento no valor de referência para o frete. Ele disse que o novo modelo deve ficar pronto em abril e que será discutido com “todos os setores.” O ministro falou sobre o assunto durante coletiva para apresentar o plano do governo para o escoamento da safra 2018/2019.
A tabela de fretes foi instituída por uma medida provisória editada pelo ex-presidente Michel Temer numa tentativa de por fim à greve dos caminhoneiros, em maio do ano passado. Pelo texto da MP, cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres definir os preços.