sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ESTUDO INDICA O PERFIL DOS QUE MAIS BUSCAM EMPRÉSTIMOS NO BRASIL HOJE

admin - 30/01/2019 17:45 - Atualizado 30/01/2019

Com dificuldade em ter o perfil de crédito aprovado pelas financeiras, mais de 270 mil pessoas acessam o simulador do IQ 360 para encontrar o empréstimo com base nas informações pessoais e, desta forma, conseguir o retorno financeiro com as melhores condições

O número de pessoas em busca de um empréstimo cresce exponencialmente no Brasil. Em razão da crise econômica, o financiamento tem sido uma das alternativas pelos brasileiros para pagar contas ou dívidas, reformar a casa, comprar ou consertar bens, pagar um tratamento de saúde ou, até mesmo, ajudar familiares e amigos em situação financeira mais difícil.

Estudo realizado pela unidade de pesquisas do IQ 360, startup do grupo Red Ventures, revela qual é o público que mais procura essa saída para reequilibrar as finanças. Com base nas simulações realizadas na ferramenta IQ Empréstimos, que permite ao usuário encontrar, de forma ágil e segura, a melhor alternativa com base nas suas informações pessoais, 47% das buscas foram feitas por assalariados; 34% por autônomos; 8% por funcionários públicos; 7% por aposentados e 3% por desempregados. O levantamento foi realizado com base nas respostas de 270 mil pessoas, entre maio de 2017 e novembro deste ano.

Os três principais motivos encontrados pela pesquisa para o usuário pedir um empréstimo são o pagamento de dívidas (48%), a abertura de novos negócios (17%) e a reformar do imóvel (10%). Em relação ao perfil, o índice de negativados em busca de empréstimos representa 49% do total de acessos. O público que lidera esse perfil de negativados são os aposentados ou desempregados, com 59%, seguido pelos funcionários públicos, com 56%, e autônomos, com 48% (porcentagem referente a cada público).

Diante desse cenário, o IQ 360 criou a ferramenta IQ Empréstimos para facilitar a vida de quem precisa, rapidamente, de um financiamento. “A análise de perfil do usuário é importantíssima. Ela aumenta as chances de um cliente ter o perfil aprovado e economiza tempo ao buscar um empréstimo”, explica o CEO do IQ, Antônio Rocha. “O que acontece com muita frequência é um cliente responder uma pergunta sem entender, de fato, o que ela significa. Isso gera a reprovação. Sabendo disso, criamos um recurso que explica quais são as perguntas-chave, o que ajuda na resposta do usuário e aumenta suas chances de aprovação”, completa Rocha.

PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS PARA SOLICITAR EMPRÉSTIMOS:

NOVOS NEGÓCIOS

Quem lidera os pedidos de dinheiro para abertura de novos negócios são os autônomos com 29% e desempregados com 15%.

SAÚDE E AJUDA A FAMILIARES

12% dos pedidos para tratamento médico e 7% das solicitações com justificativa de ajudar outras pessoas são de idosos.

COMPRAS E CONSERTOS

11% dos militares pedem recursos para comprar algo ou realizar algum conserto.

O CEO do IQ 360 esclarece que empréstimos podem ser boas opções sim, basta encontrar o produto ideal para ter a aprovação da financeira. “Na contramão do que muitos pensam, solicitar um empréstimo não precisa ser uma ação burocrática ou penosa. Se utilizado da maneira correta, o recurso ajuda na reorganização e no planejamento de uma vida financeira saudável. Além da nossa ferramenta mostrar a melhor opção de empréstimo com base no perfil e nas necessidades do usuário, ajudamos na aprovação. A ferramenta direciona para o cliente apenas os financiamentos com maiores chances de aprovação com base nas informações que ele nos concedeu”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.