sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5891 Dólar 5.2485

CENTRAL DE ASSOCIAÇÕES DESCENTRALIZA POLÍTICAS E COBRA AÇÕES PARA POVOS TRADICIONAIS E AGRICULTORES FAMILIARES

Redação - 29/01/2019 19:30 - Atualizado 29/01/2019

Desta terça (29) até a quinta-feira (31), diretores de associações de 16 Territórios de Identidade da Bahia ampliam os debates sobre políticas e demandas agrárias no segundo Encontro Estadual da Central de Associações das Comunidades Tradicionais, da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (Cecaf-BA), realizado no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em Salvador. São mais de 350 lideranças que agregam dentro desse processo de consolidação da central que já realizou três mobilizações no Estado. De acordo com o presidente da entidade, Eudes Queiroz,  a intenção é eleger diretorias setoriais, descentralizar as ações e listar demandas fundamentais para o campo. O encontro reuniu membros de diferentes órgãos de governo, como a CDA, CAR, Sutrag, SDR e Incra todos voltados para o desenvolvimento rural e envolvidos com políticas agrárias.

 

“Deste encontro, vamos tirar uma direção política estadual para dirigir a Cecaf durante os próximos três anos e vamos também consolidar a direção regional de cada região do estado, onde vai ter uma direção política que vai dar linhas a isso. Obviamente que também, aqui no encontro, vai sair uma pauta estadual de reivindicação que chamamos de ‘mesa institucional’, que será apresentada na quinta-feira pela manhã, às 8h, ao Governo do Estado. Será feito o debate de entrega de pauta e discussão com membros do governo”, salienta Queiroz. Ele ainda informa que a Cecaf vai ter um escritório na capital baiana dentro de 30 dias totalmente estruturado para atender o agricultor. “Uma oportunidade para ampliarmos o atendimento por região aqui em Salvador”, aponta Eudes ao lado do deputado estadual Mário Jacó (PT), de Jeandro Ribeiro, da SDR, de Wilson Dias, presidente da CAR, Renata Rossi, coordenadora da CDA, e da representante da comunidade LGBTI+, Simmy Larrat.

Presente na abertura do encontro nesta terça, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) defendeu mais infraestrutura para assentamentos, ações que definam a titularidade de terras, a demarcação de territórios e o retorno da reforma agrária. “O atual governo federal não reconhece e nem prioriza os movimentos sociais e sua luta. Não reconhece os indígenas, os quilombolas, os LGBTs, não reconhece o processo de reforma agrária e nós temos que intensificar ações para que Bolsonaro sinta nossa organização e veja que sabemos fazer oposição. Sabemos das dificuldades que o governo da Bahia passará, mas sabemos também que Rui Costa é um aliado nosso e o melhor governador do Brasil. E não vamos deixar de lutar com o apoio do governo estadual, da CAR, da CDA, Sutrag e SDR e outras pastas”.

Na mesma linha, o presidente do Psol da Bahia, Fábio Nogueira disse que é importante a organização da agricultura familiar no estado. “Do ponto de vista de sua economia, a Bahia tem a agricultura familiar uma das suas forças que gera renda, emprego e, infelizmente, o governo federal dá as costas para isso. Então, esse encontro é importante para que nós organizemos trabalhadores para fazer pressão para que possamos voltar a ter política de crédito, de reforma agrária, de regularização fundiária porque isso é fundamental para o processo de desenvolvimento”, frisa. Nogueira completa dizendo que: “A agricultura familiar produz a comida que a gente na cidade come. Então, o compromisso do Psol junto com a Cecaf é estar juntos com os movimentos sociais, para que possamos abrir canais de diálogo com o governo e obviamente, apresentar alternativas de desenvolvimento não essa de agronegócio que polui, que destrói vidas que, infelizmente, é a opção do governo Bolsonaro”.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.