sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

MARCELLE COBRA MEDIDAS PARA RESGATE DE ANIMAIS EM BRUMADINHO

Redação - 28/01/2019 18:00 - Atualizado 28/01/2019

A vereadora e ambientalista Marcelle Moraes (sem partido) protocolou, nesta segunda-feira (28), uma moção de repúdio na Câmara de Salvador contra a mineradora Vale, após o rompimento da barragem em Brumadinho.

De acordo com o documento, a empresa tem sido negligente na garantia do resgate dos animais isolados na região depois da tragédia.  Segundo a legisladora, a mineradora deveria disponibilizar de imediato todos os recursos necessários para o suporte de equipes veterinárias na localidade, bem como os equipamentos indispensáveis e um plano de ação específico para esse trabalho.

Para Marcelle, a medida emergencial é uma forma de amenizar os impactos à fauna local composta por mais de 600 tipos de espécimes. “A Vale tem sido irresponsável. Eles precisam arcar com a próprias sujeiras.

Não é possível que uma mineradora que lucra bilhões por ano seja omissa deixando milhares de animais agonizando. Exijo, na condição de vereadora, que seja destacada imediatamente uma equipe técnica habilitada em manejo ecológico para o trabalho de busca, resgate e cuidados dos animais. Não podemos ignorar nenhuma vida”, destacou Marcelle Moraes.

A vereadora lembra que a Constituição Federal, no o Artigo 225, que trata da proteção ambiental, prevê que a recusa, retardamento ou a omissão por parte empresa responsável pela tragédia constitui crime, punido com pena de reclusão de um a três anos, mais multa de dez até mil Obrigações do Tesouro Nacional (OTN).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.