terça, 08 de abril de 2025
Euro 6.49351 Dólar 5.9159

PESQUISA APONTA QUE NORDESTINO GASTA MAIS DURANTE A SEMANA

Redação - 25/01/2019 11:14 - Atualizado 25/01/2019

Quando o assunto é finanças pessoais, a preocupação do nordestino tem data marcada.Às segundas-feiras, um número grande de pessoas busca informações para poupar, negociar dívidas e formas alternativas de aumentar a renda; ao longo da semana, o interesse em aplicar o planejamento financeiro no cotidiano cai consideravelmente.

De acordo com levantamento do Konkero (www.konkero.com.br) – maior portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do Brasil –, enquanto a busca por informações associadas ao tema é de 18,1% no início da semana, na quinta-feira o número cai para 16,4%; na sexta-feira, o índice é de 14,3%; no sábado e domingo, os acessos despencam para 7,7% e 8,1%, respectivamente. A Bahia concentra o maior número de usuários do portal: 730.121. Ceará é o segundo com 567.977, seguido de Pernambuco com 424.218 internautas.

Com mais de 15 milhões de usuários – que representam 13% da internet do país –, a plataforma analisou os padrões de comportamento dos internautas ao longo do primeiro semestre de 2018. Segundo Guilherme de Almeida Prado, consultor financeiro e fundador do portal, embora seja natural dar menor atenção às finanças nos dias de lazer é interessante analisar o padrão como um todo, no qual o interesse cai ao longo da semana e do mês.

Em relação ao comportamento de homens e mulheres, o padrão é bem semelhante, com a segunda-feira sendo o dia mais acessado por ambos. Um dado interessante é sobre a busca na internet do brasileiro em relação a produtos financeiros ao longo do ano.  O financiamento da casa própria, por exemplo, é muito procurado no início do ano e o interesse cai no decorrer dos meses, chegando a cair 50%.

A busca por informações sobre como investir também apresenta comportamento semelhante com pico em janeiro e caindo 40% no decorrer do ano. Já o “cartão de crédito” tem o comportamento inverso. Nos meses próximos ao Natal, a busca pelo produto na internet chegou a crescer 30% em relação a janeiro e demais meses. Os dados são do Konkero e Google Trends.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.