Em nota publicada em seu site, a Embasa negou ser responsável pelo esgoto em praias, após o prefeito ACM Neto informar que tomaria as “medidas cabíveis” contra a estatal pelo esgoto que está sendo despejado em uma pequena faixa de areia na praia da Barra. Sem fazer referência às acusações do gestor, a empresa diz que a responsabilidade pela destinação do esgoto é compartilhada entre a própria Embasa, prefeituras, Inema e a população.
“As grandes tubulações que despejam água diretamente nas praias não fazem parte da rede coletora de esgoto da Embasa. Elas pertencem às redes de drenagem pluvial, que levam as águas de chuva diretamente para as praias, carregando também toda a sujeira e resíduos presentes nas ruas, inclusive matéria orgânica como folhas, fezes e urina de animais, que podem causar mau cheiro. A manutenção e fiscalização da limpeza urbana e das redes de drenagem cabem ao poder público municipal”, diz trecho da nota.
Ainda segundo a Embasa, os esgotos lançados indevidamente nas redes de drenagem de água da chuva vêm de ligações clandestinas dos imóveis e não da rede operada pela estatal.