O vereador Luiz Carlos (PRB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira da Câmara, repudiou um decreto da Prefeitura de Curitiba que regulamenta as manifestações culturais promovidas por artistas de rua, incluindo nesse escopo a capoeira.
“Nosso grande receio em relação ao Decreto nº 1422/2018 é que a capoeira volte a ser marginalizada e perseguida, inclusive pelas forças policiais do estado, como já aconteceu inúmeras vezes na história de nosso país”, analisou Luiz Carlos.
Conforme o vereador, a Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira ensinou que todos aprendem com a capoeira, que vai muito além de uma simples manifestação cultural.
“A capoeira é elemento formador de identidade, é ferramenta de socialização e ressocialização de pessoas, é educação, disciplina e respeito aos mestres e a todos que se dedicam a perpetuar essa herança cultural do povo negro no Brasil”, afirmou Luiz Carlos.
Ele destacou a luta constante dos capoeiristas e das pessoas que admiram essa arte e frisou que o seu mandato de vereador tem levantado a bandeira da preservação da capoeira.