A primeira pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do ano, apurada pela CNC e Fecomércio-BA, alcançou seu melhor resultado desde 2015 – chegando a 98 pontos. Segundo o estudo, as famílias soteropolitanas estão mais confiantes, principalmente no subíndice Perspectiva Profissional – que apresentou um crescimento de 18% em relação a janeiro de 2018.
Apesar de ainda estar abaixo da zona positiva de 100 pontos, a ICF da capital baiana conseguiu superar a média nacional, que fechou em 95,9 pontos. Segundo o assessor econômico da Fecomércio-BA, Fábio Pina, foram três anos de crise severa que destruíram empregos e reduziram a produção nacional. Entre 2014 e 2016 o país perdeu 8% do seu Produto Interno e o Consumo das Famílias caiu cerca de 20%.
“O quadro projetado pela Fecomércio-BA ainda é de incertezas, porém estamos otimistas e confiantes, as projeções para 2019 são, efetivamente, muito melhores do que o país viu nos últimos anos”, comentou Pina. Ainda na ICF deste mês de janeiro, os dados apontam melhora nos subíndices renda atual (101 pontos) e perspectiva de consumo (100,4). Para consultar a pesquisa na íntegra, acesse www.fecomercioba.com.br.