terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.179

CONSTRUÇÃO CIVIL AVANÇA COM NOVOS MATERIAIS E PROJETOS SUSTENTÁVEIS

Redação - 16/01/2019 13:35 - Atualizado 16/01/2019

O setor da construção civil, que agrega empresas dos setores industrial e de serviços tem dado mostras do seu dinamismo por meio de respostas inovadoras às crescentes demandas por soluções para antigos e novos problemas, quer seja em contextos de expansão, quer sejam de retração econômica. Tradicionalmente conhecido como termômetro da economia, dado ao seu potencial de gerar riquezas e empregos em extensas cadeias produtivas pelo mundo, o setor da construção civil é marcadamente dependente de fatores macroeconômicos e, no Brasil, vindo de cinco anos de resultados insatisfatórios, aguarda com expectativa medidas do novo governo que permitam a retomada do crescimento do setor e condições de previsibilidade para investimentos de longo prazo.

É estimulante observar que o setor tem adensado sua importância em muitos países em função da percepção com relação à necessidade de ações orientadas pelos princípios de sustentabilidade. Essa percepção reforça a importância do setor como agente ativo na organização espacial, configurando cidades e impactando sobre as formas de sociabilidade, o que, por um lado, lhe impõe desafios éticos e tecnológicos e, por outro, cria oportunidades de novos negócios num mundo cada vez mais interligado e interdependente. É cada vez maior o número de políticas públicas em diferentes países como Inglaterra, Alemanha, Japão, China, Índia orientadas por princípios de sustentabilidade que demandam de numerosas empresas novos materiais e processos.

Recentemente, o governo chinês definiu metas arrojadas para a expansão do número de projetos sustentáveis na construção civil, nesta nação que é considerada o motor da economia global. Uma das metas é que, nos próximos cinco anos, 50% de todos os edifícios urbanos novos tenham certificação verde. Para a obtenção da certificação verde uma série de compromissos com a sustentabilidade precisam estar atendidos, especialmente os referentes aos ODS 8 e 9 do conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos em setembro de 2015 no âmbito da ONU e referendados por países do mundo todo. Na Índia, outro gigante asiático com sérios problemas ambientais e cujo setor da construção civil está em plena expansão, a sustentabilidade também tem sido afirmada em projetos tanto do setor público quanto privado.

O mesmo pode ser identificado em países espalhados pelos cinco continentes. Merece destaque o que o Brasil tem feito até agora neste campo. Nas últimas edições das principais feiras e mostras do setor da construção civil no Brasil, elegeu-se o tema da sustentabilidade como principal bandeira.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.