As vendas no comércio varejista baiano registraram no mês de novembro variação positiva de 4,5%, quando comparado a igual mês do ano de 2017. No varejo nacional, o volume de negócios cresceu 4,4%, em relação à mesma base de comparação.
Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano foi positiva em 8,7%, a mais alta dos últimos anos. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
O resultado das vendas do varejo em novembro reflete significativa mudança na confiança do consumidor. Conforme os dados divulgados os dados da Fundação Getulio Vargas referente ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC) houve um avanço de 7,1 pontos, o maior nível desde julho de 2014 (93,8), bem como o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) que subiu 6,9 pontos em novembro, ao passar de 92,5 para 99,4 pontos.