quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5222 Dólar 5.1535

GOVERNADOR VISITA OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA NO BAIRRO DO COMÉRCIO

Redação - 14/01/2019 15:00

O governador Rui Costa visitou as obras de infraestrutura urbana concluídas e em andamento no bairro do Comércio, que integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ de pavimentação vias e requalificação de calçadas com melhorias na acessibilidade,  na manhã desta segunda-feira (14). As intervenções, que têm o propósito de  melhorar o acesso das pessoas a diversos pontos da região, estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

As obras acontecem, simultaneamente, em diferentes bairros da região do Centro Antigo de Salvador, que foram interligados por cinco lotes. Mais de 300 vias serão contempladas em 11 bairros do Centro Antigo de Salvador com investimento total de R$ 124 milhões.

Os serviços em execução no Comércio fazem parte do lote 1 do projeto, que também compreende ruas do bairro da Calçada. Estão sendo investidos R$ 28 milhões para a requalificação de 53 vias nos dois bairros, sendo 11 com obras em andamento, como as ruas Conceição da Praia, Visconde do Rosário, Pinto Martins, Algibebes, Álvares Cabral; 35 já concluídas, a exemplo das ruas do Corpo Santo, Portugal, Francisco Gonçalves, Conselheiro Saraiva e da Polônia; e sete a iniciar. Na Calçada, quatro vias serão beneficiadas, entre elas as travessas Frederico Pontes e Oscar Pontes.

Esta é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que seguem as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, estreitas e íngremes, muitas das quais nunca foram beneficiadas com intervenções do porte deste projeto. Aos poucos, as calçadas danificadas, obstáculos para quem quer circular pela região do Centro Antigo de Salvador, vão sendo alargadas, ganhando rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, ciclofaixas, além de faixa de serviços ao longo do passeio, onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.