quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5286 Dólar 5.1715

WHATSAPP DEVE LIMITAR O ENCAMINHAMENTO DE MENSAGENS

Redação - 12/01/2019 08:00 - Atualizado 12/01/2019

O WhatsApp começou a limitar o encaminhamento de mensagens para somente cinco contatos para usuários de todo o mundo, de acordo com WABetaInfo, site especializado no mensageiro. O objetivo da mudança, anunciada em julho, é evitar a proliferação das notícias falsas (fake news) por meio do app. Inicialmente, a plataforma permitia o envio de um mesmo conteúdo para mais de 200 pessoas simultaneamente.

Em agosto, o aplicativo adotou a restrição, de forma distinta, em alguns países: no Brasil, o limite passou a ser de 20 contatos, enquanto na Índia, caiu imediatamente para cinco. Em testes feitos pelo TechTudo, a nova configuração já está em vigor na versão beta do software, disponível para celulares Android.

Há alguns meses, o mensageiro tem tomado algumas medidas a fim de evitar a proliferação de mensagens falsas. A decisão foi tomada após o registro de, pelo menos, 20 mortes na Índia provocadas pela proliferação de boatos sobre supostos traficantes que sequestrariam crianças para vendê-las. Os rumores foram disseminados majoritariamente pelo aplicativo, que registra 200 milhões de adeptos por lá.

Por aqui, a aplicação de bate-papo tem sido usada por cibercriminosos para aplicar golpes de phishing. Na maior parte dos casos, hackers criam páginas promocionais falsas atribuídas a marcas reais, a fim de obter dados pessoais das vítimas ou lucrar por meio de cliques feitos – método conhecido por engenharia social. A dificuldade de identificar a origem dos recados mal-intencionados está no fato de que o sistema de chat utiliza criptografia de ponta a ponta, uma técnica que inviabiliza a interceptação do conteúdo compartilhado no aplicativo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.