sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

5 TENDÊNCIAS DE WELLNESS DE 2018 QUE PODEM SER FILTRADAS EM 2019

Redação - 11/01/2019 13:00 - Atualizado 11/01/2019

O conceito de wellness – a saúde em primeiro plano, cultivada de forma ativa, para o bem estar não só do corpo como também da mente, vem se infiltrando em cada vez mais campos, ditando cada vez mais tendências: na moda, na beleza, na alimentação, no turismo – onde for, o bem-estar é cada vez mais essencial.

Com a difusão dessa busca pela saúde e pelo bem-estar, vem também os perigos de tendências que se proliferam nas redes sociais, e que nem sempre ajudam a alcançar os efeitos alardeados. É preciso cuidado: a indústria de wellness, cujo mercado global foi estimado em US$ 3 trilhões em 2017, ultrapassando a gigante indústria farmacêutica pela primeira vez na história, pode ter suas preciosidades, mas é preciso filtrar ou até mesmo descartar o que pode estar disfarçado de wellness mas na verdade ser uma grande cilada.

Em 2018, vimos muitas tendências de wellness se espalharem pelas redes sociais, mas será que elas podem ser incorporadas indiscriminadamente em nosso cotidiano? Nem sempre. A prova disso está em cinco das maiores tendências de wellness do ano que tem efeitos colaterais raramente divulgados, e que Vogue Brasil lista abaixo. Lembre-se sempre: conselhos profissionais fazem parte do conceito wellness e são o filtro perfeito para tantas informações que nos bombardeiam nas redes sociais.

1- Vitaminas intravenosas

O coquetel de vitaminas usado para dar um boost na imunidade e curar gripes ou até ressacas – e que se popularizou graças a celebs como Madonna, Rihanna e Kendall Jenner – inspira cuidados: além de não ter qualquer regulamentação médica e nem sempre ser aplicado por profissionais da saúde, o coquetel de vitaminas administrado de forma intravenosa pode ter efeitos negativos se misturado a outros medicamentos que estejam sendo tomados ao mesmo tempo ou ainda causar inflamações nas veias. Além disso, o excesso de minerais do coquetel pode interferir no funcionamento do fígado e rins.

2- Pirulitos inibidores de apetite

Os pirulitos Flat Tummy que Kim Kardashian divulgou em seu Instagram este ano, tem 35 calorias e contam com açúcar em sua composição, além de uma substância chamada Satiereal, um extrato de açafrão que pode suprimir o apetite, mas nada foi comprovado – além do mais, o efeito pode só acontecer com ingestão em altas dosagens. Quer saciar o apetite por um snack quando bater a vontade de comer um doce? Nutricionistas indicam um quadradinho de chocolate amargo ou uma fruta de baixa caloria e rica em fibras.

3- Limpeza intestinal

O método de irrigar o cólon com litros d’água para “desintoxicar o corpo” é uma das febres de wellness que ganhou força na internet no último ano. Segundo médicos, porém, seu corpo já faz este trabalho sozinho, graças a, por exemplo seus rins e fígado. A limpeza intestinal não é necessária, e pode, na contramão, causar ferimentos ou desequilíbrio de eletrólitos – fontes de energia instantânea do corpo – no organismo.

4- Alimentação clean/ Clean Eating

A ideia de rotular uma alimentação como clean para evitar assumir uma dieta restritiva resulta no mesmo conceito: a restrição de alimentos. Diversos nutricionistas e chefs de cozinha profissionais são contra o conceito de alimentos clean, já que o termo é subjetivo e pode acabar rotulando outros alimentos como vilões quando na verdade não são, além de mexer na sua relação com a comida. Coma saudável. Isso já é suficiente. Uma “alimentação clean” nada mais é do que uma dieta restritiva.

5- Carvão ativado

Uma das maiores febres do momento, o carvão foi um dos queridinhos em 2018 em pastas de dentes, máscaras e sabonetes, graças a seus diversos benefícios à beleza. É bom saber, porém, que quando ingerido em excesso, como nas estouradíssimas cápsulas de suplemento dietético, o carvão pode interferir com o funcionamento de outros medicamentos (como a pílula anticoncepcional) e com o seu metabolismo natural, já que ele previne seu sistema gastroentestinal de absorver substâncias pelo seu estômago – pense em remédios ou até nutrientes de alimentos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.