O novo secretariado do governador Rui Costa deve começar a ser anunciado em breve. Enquanto isso rumores surgem a todo momento sobre possíveis nomes que vão ser colocados em pauta nas próximas reuniões. Segundo a coluna Satélite do Jornal Correio, dois nomes ganham força nesse jogo de cartas. A secretaria de educação, um dos pilares mais atacados pela oposição ao governador nas ultimas eleições, pode ficar com o professor Naomar de Almeida Filho, ex-reitor das universidades federais da Bahia (Ufba) e do Sul da Bahia (UFSB).
O nome foi levado ao governador Rui Costa (PT) por integrantes de seu próprio partido, que pressionam para indicar o novo comandante da pasta. Rui, entretanto, tem dito que a escolha não será por indicação política, mas técnica. Naomar foi reitor da Ufba de 2002 a 2010 e, em 2013, da recém-criada UFSB, onde ficou até setembro de 2017. O posto foi oferecido por Rui à senadora Lídice da Mata (PSB), mas as conversas não avançaram. Contudo, o governador avisou: o convite é para Lídice, não para o partido.
O atual secretário da pasta Walter Pinheiro pode migrar para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti). Ele é considerado um nome técnico da área e tem boa relação com Rui, embora o trabalho feito por ele na Educação tenha ficado abaixo do esperado pelo governo. Outros nomes como o Pelegrino e Josias Gomes também estão sendo cotados. A Deputada Federal Eleita Lídice da Mata também é um desejo de Rui para seu secretariado. Resta saber quando e quem seram os escolhidos do governador.
o PSB entregou a Rui quatro nomes do partido para compor a equipe no segundo mandato do petista. Dois já integram o governo: Antonio Carlos Tramm, atual presidente da Juceb, e Rodrigo Hita, titular da Secti. Os outros são o deputado federal Bebeto Galvão, suplente de Jaques Wagner no Senado, e o deputado estadual Angelo Almeida, que ficou na suplência. Os possíveis espaços ocupados pela sigla ainda são discutidos, mas os socialistas querem pelo menos uma secretaria mais encorpada.