segunda, 07 de abril de 2025
Euro 6.46831 Dólar 5.9299

OS SEGREDOS DE CINCO BADALADAS PRAIAS PARADISÍACAS DO PAÍS

Redação - 31/12/2018 12:11

Janeiro vai começar e todos caminhos levam ao mar. A editora do site Viagem & Gastonomia, Daniela Filomeno, listou preciosas sugestões sobre cinco destinos imperdíveis, que ainda guardam muitas novidades para explorar.

JERICOACOARA (CE)

A 300 quilômetros de Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara é uma antiga vila de pescadores que ganhou a atenção dos turistas nos anos 1990, quando foi eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo. O vilarejo é  pequeno, mas oferece uma infraestrutura completa. Sua área é de preservação ambiental, as praias são cercadas por dunas, e as lagoas de água transparente oferecem paisagens deslumbrantes.

ONDE FICAR O Essenza Hotel tem aconchegantes e charmosas acomodações, e recebe muitas celebridades — os atores Klebber Toledo e Camila Queiroz se casaram lá. A piscina privativa das suítes tornou-se uma referência, e as acomodações possuem vista para a Duna do Pôr do Sol. Já o The Chili Beach Private Resort é um dos hotéis mais exclusivos da cidade. Pequeno, preza pelo conforto e pela sofisticação. A arquitetura é inspirada em casas de pescadores.

ONDE COMER O Bistrô Caiçara tem cardápio baseado, principalmente, em frutos do mar. Peça o “Polvo Louco”: polvo, lagosta e camarões ao mel de rapadura picante com legumes salteados. O Na Casa Dela nos convida a comer com os pés no chão. Peixes, arroz de leite, purê de abóbora e sorvete de rapadura são alguns destaques.

PRAIA DOS CARNEIROS (PE)

Situada a 88 quilômetros de Recife, é considerada uma das dez praias mais lindas do mundo. Não à toa, o mix de mar calmo, água cristalina e quente, coqueiros envergados, brisa constante e areia branca tornam o cenário realmente paradisíaco. A estrada de paisagens exuberantes é a primeira parte para a imersão em um cantinho secreto. Logo na chegada, os 3 quilômetros de extensão de areias brancas e a água azul-turquesa levam os turistas a se perguntar se estão em ares caribenhos. A igrejinha à beira-mar, cartão postal da cidade, é um sonho.

ONDE FICAR Para quem quer sentir o clima tranquilo e rústico do local, a melhor opção é a Pousada Pontal dos Carneiros, com bangalôs para casais ou família em frente à praia e a um belíssimo coqueiral.

ONDE COMER O restaurante Beijupirá, que tem outras unidades pelo Nordeste, ancorou na Pontal dos Carneiros, com vista para o mar. As estrelas do cardápio são os frutos do mar fresquíssimos.

CARAÍVA (BA)

Partindo de Arraial d’Ajuda, uma estrada estreita de terra a deixa na boca do Rio Caraíva. É aí que a mágica acontece. Após a travessia de barco, chega-se a Caraíva, onde o rio encontra o mar. As ruelas são de areia, e o nascer e o pôr do sol são coloridos. Carros não entram, e não faz muito tempo que o vilarejo ganhou luz elétrica. O charme está na chance de se desconectar de qualquer vestígio de cidade grande.

ONDE FICAR A Pousada Casa da Praia fica de frente para o mar e está envolvida por um jardim amplo que acomoda suítes, piscina e o restaurante Bar da Praia. Já a Pousada Lagoa está à sombra de cajueiros, em um gramado com uma lagoa ao centro. Ao redor, há bangalôs de janelas coloridas e amplas, charme rústico e ambiente low profile . Outra morada imperdível é a Pousada Casinhas da Bahia, localizada em uma área tranquila e rodeada por jardins, coqueiros e mangueiras.

ONDE COMER Não perca o pastel de arraia do Boteco do Pará, que está à sombra de amendoeiras na beira do rio. Ao anoitecer, vá ao Bar do Porto, com mesas e sofás à luz de velas. A culinária é local, e os shows que acontecem no espaço agitam a noite.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES (AL)

Um dos destinos da incrível Costa dos Corais, que se estende por 135 km no litoral de Alagoas. O mar tem um azul indescritível com extensa faixa de recifes de corais, pontilhado por inúmeras piscinas naturais e habitadas por uma rica vida marinha. Um verdadeiro aquário natural para mergulhadores vivenciarem momentos de contemplação.

ONDE FICAR Localizada em um coqueiral à beira-mar, a Pousada Cotê Sud conta com bangalôs que integram a rota ecológica e oferecem charme conectado à natureza. Intimista, possui apenas nove acomodações e está a poucos passos do tapete de areia da Praia de São Miguel de Milagres.

ONDE COMER Ótimo representante da culinária local, o No Quintal é comandado por um casal de paulistanos e lota sempre — em alta temporada é preciso fazer reserva — de pessoas atrás do menu que valoriza os ingredientes locais, com temperos e vegetais que saem da horta orgânica da casa. Peça a moqueca de polvo e o pastel de siri.

TRANCOSO (BA)

Já faz alguns anos que Trancoso deixou de ser a vila rústica e hippie da década de 1970, para se transformar em point chique e disputado. O bucólico Quadrado, encantadora praça no centro do vilarejo com a igrejinha de São João Batista ao fundo, é o coração da cidade. Para completar, as praias ao redor, como Espelho, Caraíva, Corumbau e Barra do Cahy, têm natureza exuberante.

ONDE FICAR Hospede-se no UXUA Casa Hotel & Spa. São casas seculares que foram restauradas com materiais recuperados e técnicas tradicionais de artesãos nativos, como pescadores e índios pataxós, que colaboraram com o designer holandês Wilbert Das. Outra ótima opção é o Villas de Trancoso, refúgio romântico com suítes e villas luxuosas, de frente para a linda Praia dos Nativos.

ONDE COMER É com um menu de degustação criado a partir dos mais frescos frutos do mar que o Tartarugas faz sucesso. Os ingredientes são cuidadosamente selecionados e adquiridos diariamente de agricultores e pescadores locais. Vale apreciar a vista para o encontro do Rio da Barra com o mar. Não deixe de ir ao Capim Santo, comandado pela chef Morena Leite.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.