Por João Paulo Almeida
A ocupação hoteleira de Salvador deve chegar aos 96% para o réveillon de 2018 para 2019. Em contato com o Bahia Econômica o presidente da FeBHA – Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação – Silvio Pessoa, explicou que o patamar de ocupação dos hotéis na capital deve manter a alta média que vem sendo obtida desde 2013.
“A expectativa é que depois do natal a ocupação hoteleira de Salvador cresça e chegue a 95% ou 96% para o réveillon. Essa é a média que temos alcançado nos últimos cinco anos então devemos manter essa média esse ano. Em janeiro a média deve ser de aproximadamente 90% em fevereiro ele tende a cair para 75% e no carnaval 100% de ocupação no circuito e 95% de ocupação em outros locais”, explicou o presidente..
Em relação ao preço médio da diária, Silvio explicou que Salvador tem uma média diária em hotéis das mais baratas do nordeste brasileiro. Esse fato somado a uma média de ocupação de 61% obtida durante o ano faz com que alguns estabelecimentos fechem no vermelho. Silvio explica que os estabelecimentos estão competindo entre eles e acabam sem reajustar nem a inflação na média das diárias de Salvador.
“Nós estamos há cinco anos com a mesma diária, então não estamos colocando nem a inflação nesse período. Somado a uma média de ocupação de 61% que temos durante o ano todo acaba que alguns estabelecimentos fecham no vermelho, deixando o setor em crise. Nós precisamos reajustar essa diária, porém, a competitividade não está deixando”, explicou Silvio.