O prazo para o recadastramento obrigatório de beneficiários do Bolsa Família termina nesta sexta-feira (28), em Salvador. O procedimento é necessário para evitar a suspensão do benefício. Para o recadastramento, é necessário levar os documentos originais de identificação de todos os moradores do domicílio.
Somente os usuários que receberam uma carta solicitando o comparecimento ou aqueles que identificaram uma notificação no extrato do benefício deverão comparecer aos postos de atendimento, localizados na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), no Comércio, na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e nas dez Prefeituras-Bairros espalhadas pela cidade. O serviço também é disponibilizado em mais quatro postos da Coelba nas localidades da Liberdade, Campinas de Pirajá, Periperi e Itapuã.
O programa do Bolsa Família atende, atualmente, a 173.415 mil famílias de Salvador. Para o usuário conseguir se inscrever neste ou em qualquer outro programa de assistência social, é necessário ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que é um instrumento de coleta de dados e informações utilizado para identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. A partir desse cadastro, a pessoa é direcionada para o recebimento do benefício adequado.