domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NETO, RUI E WAGNER POSTAM NOTAS DE PESAR PELO FALECIMENTO DE MÃE STELLA DE OXOSSI

Redação - 27/12/2018 19:10 - Atualizado 27/12/2018

O governador Rui Costa, o ex-governador e senador eleito Jacques Wagner e o prefeito ACM Neto manifestaram pesar pela morte de mãe Stella de Oxossi nas redes sociais. A yalorixá faleceu hoje, no hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus, cidade no recôncavo baiano, onde estava internada desde o dia 18 de dezembro.

Na sua postagem, Wagner se referiu ao legado que ela deixará para os brasileiros:

Hoje, na última quinta-feira do ano, dia de Oxóssi, nos deixa a grande Mãe Stella, Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Eu e Fátima sentimos muito, pois além da importância que sempre teve como líder espiritual, foi nossa amiga e conselheira em muitos momentos.

Toda nossa solidariedade aos familiares e filhos dessa figura singular para a Bahia e o Brasil. Que sigamos no seu caminho de fraternidade, fazendo sempre o bem, prosseguiu o ex-governador.

O governador Rui Costa se pronunciou a respeito:

Acabo de receber a notícia da morte de Mãe Stella de Oxóssi, fato que deixa todos nós imensamente entristecidos. Referência de respeito e sabedoria, a yalorixá sempre nos orgulhou pela atuação firme contra a intolerância religiosa e o racismo.

Se tornou a primeira sacerdotisa da religião de matriz africana a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. Imortal na literatura desde 2013, hoje nos deixa cravando seu nome entre as maiores personalidades da história da Bahia.

Que seus ensinamentos e a paz que tanto pregou continuem sempre conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos e filhas e filhos de santo de Mãe Stella. Sem nenhuma dúvida, vai fazer muita falta à Bahia.

O prefeito ACM Neto também divulgou nota de pesar:

Recebi há pouco a notícia do falecimento de Mãe Stella de Oxóssi, uma Ialorixá querida por todos e que faz parte da cultura, da história e das tradições de nossa terra. Meus sentimentos à família e toda a minha gratidão pelo legado que Mãe Stella deixa para nós.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.