O CleanseBot é um robô que promete eliminar 99,99% dos germes e bactérias de qualquer superfície sem produtos de limpeza. O aparelho de 220g é equipado com inteligência artificial, 18 sensores embutidos e quatro lâmpadas UV-C, que são responsáveis pela higienização e desinfecção dos locais, de acordo com a fabricante. A novidade atingiu a meta de financiamento da plataforma de crowdfunding Kickstarter e pode ser adquirida no site do serviço por a partir de US$ 99,00 (aproximadamente R$ 390, em conversão direta, sem impostos). O frete para o Brasil é grátis.
Além de matar germes, bactérias e ácaros, o CleanseBot previne a propagação de vírus no ar. A fabricante afirma que a bactéria E. coli, com apenas 30 segundos de exposição, teve taxa de mortalidade maior que 99,99% durante os testes. O equipamento pode ser usado de três formas: para limpar cobertas; no modo manual, que funciona em qualquer superfície; ou como um powerbank, com bateria de 3.700 mAh para recarregar smartphones e tablets.
Para usar da primeira forma, o proprietário deve remover a alça para mão, colocar o aparelho sob a coberta e pressionar o botão de ligar/desligar uma vez, para 30 minutos, ou duas vezes, para a limpeza de uma hora. Assim, é possível sanitizar lençol e cobertor ao mesmo tempo, uma vez as luzes apontam para ambas as direções. Depois, é só colocar em cima do edredom para completar o procedimento. Os 18 sensores do CleanseBot não deixam que ele caia ou fique preso nos tecidos.
Já o modo manual permite desinfetar qualquer superfície, como smartphones, teclados, interruptores de luz, interiores de carros, controles remotos, fronhas e o que mais o usuário quiser. Para isso, é necessário manter a alça do aparelho. Ele detectará essa presença e ativará somente as lâmpadas inferiores. Por fim, para usá-lo como carregador portátil de dispositivos, basta conectar o cabo de energia à entrada USB. A CleanseBot fez uma parceria com a fábrica de baterias da Panasonic e integrou células de íons de lítio, além de sistemas de gerenciamento de energia no hardware do robô. Assim, é possível usá-lo como powerbank.
De acordo com a fabricante, o equipamento demora quatro horas para ser recarregado e pode ser usado por até três horas seguidas. A previsão é que o limpador comece a ser entregue em abril de 2019.