Após o prefeito ACM Neto (DEM) anunciar ar-condicionado em pelo menos 300 ônibus de Salvador, o vice-líder da oposição na Câmara Municipal, José Trindade (Podemos), chamou a promessa de “enganosa”. “O povo de Salvador não aguenta mais mentira, enganação. Essa é mais uma promessa que o prefeito faz para enganar as pessoas”, afirmou Trindade.
O edil lembrou, ainda, de outras promessas semelhantes firmadas pela gestão de Neto, quando o secretário de Urbanismo e Transporte era o presidente da legenda, José Carlos Aleluia e, também que, dos cerca de 2.600 ônibus que compõem a frota de Salvador, apenas 1,5%, aproximadamente, possui ar-condicionado. “Esses coletivos, contudo, só circulam em áreas nobres da cidade e a um preço mais caro, o que não atende à população”, criticou.
Ele alertou ainda para o reajuste da tarifa, que, segundo a declaração do prefeito, será condicionado à implantação de mais ônibus refrigerados. “Se isso for feito para que a tarifa chegue a R$ 4, não adianta nada”, disse Trindade lembrando que cerca de 30% de pessoas que se locomovem a pé por falta de dinheiro. “Isso vai piorar mais ainda”, analisou Zé Trindade.