domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ALELUIA GARANTE R$ 20 MILHÕES PARA CANAL DO SERTÃO BAIANO

Redação - 21/12/2018 07:00

O projeto do Canal do Sertão Baiano, previsto para ser a maior obra de infraestrutura hídrica da Bahia, conquistou R$ 20 milhões em recursos no Orçamento de 2019 do Governo Federal. O recurso foi garantido na votação do Congresso desta quarta (19/12) após emenda do relator, senador Moka (PMDB-MS), que atendeu à demanda do deputado federal Aleluia (Democratas-BA). O montante será destinado para a Codevasf, que será responsável pela conclusão do projeto básico.

“Esta é a obra mais importante do interior baiano em décadas e vai garantir água o ano inteiro para a produção de 44 municípios. Conseguimos garantir que o projeto comece a sair do papel, agora ele precisa ser abraçado pelo governo estadual e pela bancada que precisa entender que não é só através de carro-pipa e emenda parlamentar que vamos garantir a segurança hídrica de 1,5 milhão de baianos da região”, afirmou Aleluia.

Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano vai captar água do Rio São Francisco, em Juazeiro. Ele segue por gravidade no sentido sul, integrando as bacias dos rios Salitre, Curaçá-Vargem, Macururé, Itapicuru, Tourão-Poções, Vaza-Barris, Paraguaçu e Jacuípe. São mais de 300 quilômetros de extensão até desaguar na barragem de São José do Jacuípe, assegurando de forma definitiva a oferta de água em 44 municípios da região semi-árida do estado.

“É importante ressaltar que não estamos apenas assegurando o abastecimento humano, mas criando condições de desenvolvimento social e econômico de uma região massacrada pela seca. O legado dessa obra para a região pode ser determinante para o futuro de todo o estado”, comemorou. O Canal também será responsável por concluir o Projeto Salitre, em Juazeiro, irrigando 32 mil hectares na cidade e resolvendo o problema de décadas que aflige mais de 600 produtores às margens da parte baixa do Rio Salitre. A obra também vai solucionar o problema da falta de água nos distritos de Juremal, Massaroca e Carnaíba do Sertão no município.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.