O Natal é a principal data do e-commerce brasileiro e deve faturar R$ 9,4 bilhões em 2018, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Com esse aumento na procura, as lojas virtuais aproveitam para subir os preços de seus produtos. É o que aponta o levantamento realizado pela Precifica.
A empresa, especializada em precificação dinâmica para o comércio eletrônico, fez uma pesquisa entre 1º de novembro e 11 de dezembro de 2018. O preço médio dos produtos analisados apresentou inflação de 12,6%. A maior alta foi registrada em 7 de novembro: 32,3% em relação ao início do levantamento. Já o preço médio mais baixo foi obtido em 24 de novembro, um dia após a Black Friday, comdeflação de 9,9%.
No total, foram analisados 8.053 produtos em sete sites de ¬e-commerce do país, incluindo grandes varejistas que operam no modelo de marketplace – o que possibilita que vendedores terceiros ofertem seus itens nestes portais. Cinco categorias foram analisadas: “Brinquedos”, “Celulares & Smartphones”, “Eletrodomésticos”, “Games” e “TV & Vídeo”.
Das cinco categorias analisadas, três tiveram queda nos preços, enquanto que outras duas registraram grande aumento no período analisado:
Brinquedo: preço médio dos produtos monitorados apresentou deflação de 18,5% no período analisado.; Celulares & Smartphones: essa categoria, que apresenta ticket médio maior, apresentou uma inflação de 24,2% entre 1º de novembro e 11 de dezembro; Eletrodomésticos: a categoria teve uma pequena queda de 2,5% nos preços entre novembro e dezembro; Games: categoria popular nos últimos anos, os produtos tiveram queda nos preços de 21,5% no levantamento; TV & Vídeo: já os itens vendidos nesta categoria tiveram um aumento significativo de 21,4% no período.