A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) poderá arcar com multa de R$ 10 milhões aos cofres de Salvador por descarte irregular de esgoto no Rio Trobogy, próximo à estação de tratamento de Piatã.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) autuou, nesta terça-feira (19), a Embasa por despejo de esgoto sem tratamento no Rio Trobogy. Trata-se da segunda autuação pelo mesmo motivo. No mês de janeiro, a empresa já havia sido penalizada por cometer a mesma infração.
Durante a ação foi constatado que a empresa fez o despejo de efluentes líquidos sem tratamento e o material, seguindo o fluxo do rio, desaguou nas praias da região.
Os fiscais enquadraram a estatal por infração gravíssima ao meio ambiente. O auto será julgado por uma comissão para entender a extensão do dano ambiental e, a partir dai, será definida a quantia da multa.
“É inaceitável que uma empresa se exima das suas responsabilidades e prejudique o meio ambiente e toda a população de Salvador desta forma. A Sedur continuará atuando de forma implacável para que os responsáveis sejam sempre penalizados”, afirma o secretário Sérgio Guanabara.