O score de crédito – ou pontuação de crédito – é um dos principais fatores determinantes para a realização de empréstimos e financiamentos. O índice é responsável por apontar o grau de risco dos consumidores e é baseado, principalmente, no histórico financeiro, no pagamento das contas em dia e no comprometimento da renda com os gastos fixos. Quanto maior for o risco de um indivíduo, maior serão as taxas de juros cobradas nos empréstimos. Além disso, dependendo do grau do risco, o crédito pode nem ser aprovado pelos bancos. Dessa forma, Rafael Pereira, CEO da Rebel, plataforma online de empréstimos pessoais, listou algumas dicas para os consumidores melhorarem suas pontuações de crédito e, assim, aumentarem o poder de compra e de investimentos para o próximo ano.
É importante ressaltar, no entanto, que a pontuação leva alguns meses para atualizar, já que é preciso que as instituições identifiquem consistência na mudança de comportamento. Ter conta corrente, cartão de crédito e financiamentos em seu nome são elementos que ajudam a construir um histórico financeiro consistente para que as instituições financeiras avaliem seu comportamento. O pagamento das contas é outro item primordial. Demonstrar o comprometimento com os prazos e a organização financeira são importantes para melhorar pontuação de crédito e, assim, obter taxas melhores de crédito com as instituições financeiras. Ter o “nome sujo” é um dos principais impeditivos do acesso a empréstimos. Muitas empresas não oferecem crédito para “negativados” e, as que oferecem, aplicam taxas muito altas. Dessa forma, é muito importante reduzir gastos ou renegociar dívidas para limpar o nome e voltar a melhorar seu histórico.
Empréstimos ou financiamentos que comprometam grande parte da renda mensal dos consumidores também são fatores de atenção para os bancos e podem impactar essa pontuação. Dessa forma, o indicado é solicitar valores com parcelas que caibam no orçamento, apresentando, assim, maior probabilidade de pagamento, o que também resulta em taxas mais baixas aos clientes.