Por João Paulo Almeida
Durante a coletiva realizada hoje pela manha na sede da Federação das Indústrias e do Comércio (FIEB), o presidente Ricardo Alban, foi duro ao comentar que o Brasil não tem um Ministério especifico para tratar as questões da Indústria e do Comércio. Segundo Alban a importância do setor que representa quase 30% da arrecadação do PIB merecia uma tratamento diferenciado.
“Nós temos um ministério da agricultura e temos um ministério do turismo. Não temos um ministério da indústria. Se você colocar em valores a arrecadação da indústria e quase 30% enquanto agricultura apenas 10%. Outra questão é a Embrapa tem um orçamento público de R$ 2,5 bilhões enquanto a Embrapii que é a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial tem apenas R$ 60 milhões. É muito desigual, precisamos equiparar esses hiatos”, disse Alban.
Sobre a nova gestão do governador Rui Costa, Alban disse que tem se encontrado com o governador e o pensamento é pedir uma perfil técnico na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Nós estamos conversando com o governo do estado pedindo um pouco mais de atenção ao nosso segmento e para que a escolha da secretaria seja de um perfil técnico. Alguém do nosso meio que possibilite a indústria da Bahia ter a vertente do crescimento”, disse.