quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

MOVIMENTO PROTESTA CONTRA LIBERAÇÃO DAS OBRAS DO BRT

Redação - 06/12/2018 18:00 - Atualizado 06/12/2018

O movimento NãoBRT Salvador enviou nota á imprensa na qual protesta contra decisão judicial que liberou as obras do BRT Salvador. De acordo com os manifestantes, a decisão do judiciário colocaria em risco o abastecimento de água e saneamento da capital baiana.

Confira a nota na íntegra:

“Qual a importância que a prefeitura dá para um parecer de técnicos do INEMA e da EMBASA, órgãos gestores  do meio ambiente e da água da população?

“Um juiz  do Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar à prefeitura, determinando que o INEMA autorize o tamponamento do Rio Camarajipe, o desvio do seu curso e a drenagem. ISSO DEPOIS DE O INEMA TER NEGADO AS AUTORIZAÇÕES, JUSTAMENTE PORQUE A OBRA DO BRT INTERFERE NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE SALVADOR.

 Fica evidente a incoerência da decisão  liminar, que  desconsidera os pareceres do órgão ambiental, INEMA, e da EMBASA, os quais explicitam os prejuízos imediatos e riscos futuros da obra do BRT, que sequer tem um projeto executivo. A empresa de abastecimento de água do estado aponta que há risco para todo o sistema de água e esgoto de Salvador, destacando o comprometimento futuro da conservação e manutenção das tubulações.

Alertas da EMBASA já ocorrem desde 2014, sendo desconsiderados pela prefeitura e pela construtora Camargo Correa, que está à frente da obra do BRT. Tanto a construtora, quanto a prefeitura não deram importância às recomendações da empresa de abastecimento de água, apesar das várias reuniões e dos pedidos para que apresentassem o projeto executivo das obras.

 E a população é que corre riscos com esta obra descabida.”

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.