terça, 26 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.832

DODGE DENUNCIA GEDDEL, LÚCIO E A MÃE DOS DOIS POR PECULATO

Redação - 05/12/2018 16:53 - Atualizado 05/12/2018

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou nesta quarta-feira (5), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), a mãe dos dois políticos do MDB, Marluce Vieira Lima, e outras cinco pessoas pelo crime de peculato (crime praticado por servidor público que se apropriar de dinheiro ou bem a que tenha acesso em razão do cargo).

Segundo a assessoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), os supostos crimes foram investigados em inquérito aberto para apurar a origem dos R$ 51 milhões que foram encontrados no ano passado em um apartamento de Salvador utilizado pelos irmãos Vieira Lima.

Em razão da descoberta da fortuna em caixas de papelão e malas, Geddel e Lúcio Vieira Lima foram denunciados, em 2017, por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Pelas regras, caberia a Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, enviar o caso para a Primeira Turma decidir se transforma ou não os acusados em réus, mas, como Lúcio Vieira Lima não se reelegeu e não terá mais foro privilegiado a partir de fevereiro de 2019, é possível que a denúncia seja remetida para a primeira instância da Justiça. O Supremo entende que só existe foro para atos cometidos no cargo e que tenham relação com o mandato.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.