Tranquilidade financeira e possibilidade de realizar sonhos são desejos em comum de grande parte dos brasileiros. Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento.
De acordo com Francis Wagner, CEO e fundador do App Renda Fixa, plataforma de busca e comparação de investimentos, a falta de disciplina é um dos grandes vilões de quem deseja controlar os gastos. “Acompanhamos histórias de muitas pessoas que começam a se planejar financeiramente, mas acabam não dando continuidade. Por ser uma tarefa que demanda dedicação, muitos optam por não fazer esse controle. Além disso, ter em mãos a realidade de sua própria situação financeira pode ser bastante doloroso para algumas pessoas, ou seja, muitos preferem não saber o total de gastos para se poupar de um desconforto”, afirma.
De acordo com Francis, os brasileiros têm o hábito do consumismo excessivo, uma vez que culturalmente a aquisição de bens está relacionada a aprovação social. Além disso, o fácil acesso a cartões de crédito contribui para o endividamento da população, se tornando uma pedra no caminho de quem decide organizar o orçamento. Isso tudo somado à dificuldade de pensar a longo prazo.
“Nossa preferência está muito ligada ao benefício que o consumo nos traz hoje em detrimento de um bem-estar maior no futuro”, garante. Diante disso, o especialista pontuou algumas dicas para os brasileiros que desejam se planejar financeiramente.