terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.4907 Dólar 5.1322

NA BAHIA, 97% DOS MUNICÍPIOS TÊM GESTÃO EDUCACIONAL INEFICIENTE

Redação - 04/12/2018 20:30

Na Bahia, a gestão da educação em 398 municípios – 97% do total – é classificada como ineficiente no ensino fundamental. Por outro lado, apenas 14 (3%) são eficientes em termos de gestão educacional nessa mesma etapa da educação básica. Essas constatações estão no Atlas da Eficiência da Gestão Municipal da Educação, lançado na semana passada em Brasília (DF). Do total de 417 municípios baianos, 412 estão no atlas – apenas 5 não dispõem de informações na publicação.

Dos 398 municípios considerados ineficientes, 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema. O Atlas, que conta com o apoio institucional da Universidade de Brasília (UnB), observa critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência.

A publicação foi desenvolvida por uma startup de inovação e pesquisa sem fins lucrativos do Distrito Federal, o Instituto de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade (I3GS), com a coordenação técnica de um professor da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE) UnB, Alexandre Maduro-Abreu, e de um consultor Kayton Fernandes de Ávila.

As duas primeiras edições do Atlas, apresentadas no dia 27 de novembro, têm como temas a Educação e os tribunais de Justiça estaduais. Saúde, água e saneamento são outros assuntos a serem apresentados nos próximos meses. Além disso, em breve, serão lançadas publicações sobre os Tribunais Regionais do Trabalho e os Tribunais Regionais Eleitorais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.