A Prefeitura dará início nos próximos dias à execução do trabalho de restauração de dois importantes equipamentos públicos: o viaduto Rômulo Almeida, no Centro, e a 3ª Ponte de Jaguaribe, localizada na altura do Sesc. As intervenções fazem parte do programa de manutenção de viadutos, pontes e túneis executado através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). Ambos os equipamentos terão obras iniciadas em cerca de 15 dias.
Tanto na restauração da 3ª Ponte quanto no viaduto Rômulo Almeida serão efetuados serviços para recompor as características técnicas inicias com foco na recuperação das ferragens e do concreto, elementos fundamentais nas estruturas. As obras na ponte devem durar cerca de seis meses. No viaduto, a estimativa da Sucop é de 90 dias. O investimento será de R$1,6 milhão e de R$ 400 mil, respectivamente.
Próximas intervenções – Além destes equipamentos, há um pacote composto por 40 pontes, viadutos ou túneis que também passarão por intervenções em breve a partir de um diagnóstico que está sendo feita por uma empresa contratada pela Sucop, analisando as necessidades e prioridades em cada um dos locais.
De acordo com o superintendente da Sucop, Orlando Castro, o processo de diagnóstico da situação desses equipamentos ocorre em etapas e de forma gradativa. Primeiro está sendo efetuado um cadastro com as informações técnicas de cada local. Depois, é realizada a identificação das intervenções necessários, caso haja necessidade. Após estas etapas, são apresentadas as soluções indicadas em cada caso para que as obras sejam licitadas e, por fim, executadas.