sábado, 12 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 5.9169

JOVENS EMPREENDEDORES PEDEM QUE BRASIL CRIE PROGRAMAS DE INCENTIVOS AS PEQUENAS EMPRESAS

Redação - 30/11/2018 13:00 - Atualizado 30/11/2018

Por João Paulo Almeida 

A Bahia recebe até hoje um congresso nacional para jovens empreendedores e Patric Piton,  presidente da  Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE), conversou com o Bahia Econômica sobre a situação do jovem empreendedor no Brasil em pontos como a carga tributária e a reforma trabalhista. Segundo Patric a burocratização e alta carga de impostos são fatores inibidores para os micro e pequenos empresários.

“De fato, a alta carga tributária é um dos principais fatores de entraves para o jovem empreendedor. A pesquisa do perfil do jovem empreendedor brasileiro, realizada pela CONAJE neste ano, identificou a burocracia e impostos como o principal fator de desafio externo para o sucesso de um negócio de um jovem empreendedor, totalizando 75%. Faz-se necessário que o governo crie projetos de desburocratização e simplificação tributária além de incentivos para as micro e pequenas empresas durante os primeiros anos”.

Sobre a reforma trabalhista que recentemente completou um ano porém ainda existe um clima grande de insegurança jurídica no mercado, o presidente defende as mudanças e pede mais transparência nas relações trabalhistas. “A reforma trabalhista veio para contribuir com a flexibilização das relações trabalhistas, possibilitando que mais empregos sejam gerados além de relações trabalhistas menos burocráticas. Países mais desenvolvidos possuem relações trabalhistas mais flexíveis, possibilitando que os empreendedores e seus colaboradores definam as suas relações. Muitas vezes o colaborador queria tirar férias segmentadas em 10 dias e não podia porque a legislação só permitia repartir em 2 vezes, por exemplo. Sendo assim, a reforma vem para trazer ganhos ao desenvolvimento dos negócios”.

O Congresso irá abordar diversos assuntos vitais para os negócios: marketing de conteúdo, gestão de finanças empresariais, PNL para vendas, implantação de um programa de compliance, megatendências de agronegócios e governança corporativa, empreendedorismo feminino, startups, propósito e muitos outros. Serão realizadas oficinas, casos de sucesso e insucesso de empreendedores, palestras e painéis.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.