quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5194 Dólar 5.1535

GOVERNO AMPLIA PARCERIA PARA VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA

Redação - 30/11/2018 13:32 - Atualizado 30/11/2018

Foi assinado o convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o movimento do Slow Food, para o fortalecimento dos trabalhos com as cooperativas e agroindústrias baianas, ligando o produtor ao consumidor, para valorização da sociobiodiversidade e da cultura alimentar da Bahia

Nessa parceria, no primeiro ano, serão identificadas comunidades e novos produtos, realizando intercâmbios entre as cadeias produtivas que envolvem a agricultura familiar, e renomados chefs de cozinha, que utilizam os produtos da arca do gosto em suas receitas. No segundo ano, é prevista a produção de audiovisuais e uma publicação sobre as ações da parceria.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, falou sobre os vários níveis em que se encontram as agroindústrias na Bahia, “As cooperativas que produzem alimentos gerados pela produção de agricultores e agricultoras familiares, estão em diferentes estágios, mas todas possuem a garantia da qualidade dos produtos, gerados a partir de uma perspectiva agroecológica, sem a utilização de venenos. E essa é uma boa agenda para celebramos nesse próximo período, e que vai ajudar muita gente”, avaliou.

Para Georges Junior, presidente da associação Slow Food do Brasil, o convênio promete grande riqueza de resultados e o fortalecimento dos produtos da agricultura familiar, visto que a Bahia é um grande celeiro de ideias para aproximar o produtor do mercado consumidor: “Essas cadeias curtas, que são objetos do nosso fomento, alimentam o mundo de forma sustentável. Precisamos mostrar isso para o mundo. O Slow Food age localmente e projeta mundialmente”, disse.

Para o oficial do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Hardi Vieira, “o FIDA já tem desenvolvido um trabalho próximo e colaborativo com o Slow Food. É uma importante parceria para nós”, citou o membro do órgão das Nações Unidas parceiro do Governo da Bahia no projeto Pró-Semiárido.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.