sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MOURÃO QUER COMANDAR “CENTRO” E PEDE DECRETO

Redação - 29/11/2018 07:19

O vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, defende que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, edite um decreto criando um centro de monitoramento do governo federal. Na explicação do general, é como se fosse uma espécie de “conselho de administração” do governo, que terá o vice como responsável por monitorar os projetos essenciais da gestão pública. “Por exemplo: tem a reforma da Previdência. Vamos acompanhar. Cadê? Vamos espancar [o projeto]!”, explicou Mourão ao Blog.

Junto à equipe econômica do futuro ministro Paulo Guedes, o vice-presidente eleito tem conversado com setores do mercado financeiro sobre a Previdência Social, reforçando a necessidade da aprovação da reforma das regras previdenciárias no primeiro semestre do ano que vem. A ideia é que o centro monitore e cobre os demais ministérios.

Uma primeira conversa sobre o tema já foi feita com Bolsonaro, mas alguns ministros não gostaram da ideia, temendo terem suas funções esvaziadas, como a Casa Civil. Agora, o general defende que o presidente eleito crie o centro de monitoramento por meio de um decreto, exatamente para evitar cizânia com os demais ministros. “Existe vice para trabalhar. Senão, acaba com a figura”, disse Mourão.

O vice eleito promete cortar para 68 o número de cargos na estrutura da Vice-Presidência. Hoje, são cerca de 130. “Não precisa de tudo isso. É tanto motorista.”. Atualmente, a estrutura da Vice-Presidência está alojada em um anexo do Palácio do Planalto. Mourão diz que Bolsonaro o quer por perto, dentro do Palácio do Planalto. “Tem uma sala ali no gabinete presidencial que parece que não está sendo usada. Vamos ver”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.