O índice da Fundação Getulio Vargas (FGV) que mede a confiança do setor de serviços registrou em novembro o maior nível desde abril de 2014. A alta foi de 5,1 pontos, ao passar de 88,3 para 93,4 pontos. Para Silvio Sales, consultor da FGV IBRE, o avanço da confiança dos serviços está ligado à melhora das expectativas empresariais que parece refletir os efeitos do resultado do processo eleitoral.
Mesmo com a melhora no ânimo das empresas, os indicadores de confiança permanecem na faixa abaixo dos 100 pontos, o que significa predomínio de respostas negativas sobre o ambiente de negócios. “A confirmação da melhora na curva de confiança do setor estará, provavelmente, condicionada ao andamento do processo de transição para o novo governo”, analisa.
A alta do índice atingiu 85% das 13 principais atividades pesquisadas. O Índice de Expectativas avançou 8,3 pontos em novembro, para 99,4 pontos, maior nível desde de fevereiro de 2014 (99,9 pontos). Essa alta foi a maior na margem desde o início da série histórica da pesquisa, em junho de 2008. Já o Índice da Situação Atual subiu para 87,7 pontos, maior nível desde outubro de 2014 (88,3 pontos).