sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

CAETANO ESTARIA INELEGÍVEL ATÉ 2031, DIZ DEMOCRATAS

Redação - 29/11/2018 17:46

O ex-prefeito Luiz Caetano, que teve seu registro de candidato a deputado federal indeferido por unanimidade (7 a 0) essa semana pelo Tribunal Superior Eleitoral, ficará afastado de eleições por 13 anos, até 2031 e não apenas cinco como alguns órgãos de comunicação divulgaram. A informação foi divulgada em nota enviada pela assessoria de imprensa do Democratas na Bahia.

Conforme o departamento jurídico do partido, que (junto com o Ministério Público Eleitoral) moveu ação para impugnação da candidatura do petista, Caetano foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa que, no seu artigo 1º, inciso I, alínea “L” trata das Inelegibilidades para os réus condenados nesse tipo de processo.

De acordo com o partido, conforme a alínea, “os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado’ ficará inelegível’ até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena”.

Significa que a esses oito anos deve-se somar a condenação de Caetano pelo Tribunal de Justiça da Bahia (e já confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça) na ação de Improbidade Administrativa que lhe rendeu a suspensão dos direitos políticos por 5 anos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.