sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

A SONY SRS-XB41 É UMA CAIXA IDEAL PARA QUEM QUER UM SOM PODEROSO

Redação - 28/11/2018 09:08

A Sony SRS-XB41 é uma caixa de som de ponta, que aposta em qualidade de som e design arrojado para se diferenciar das rivais. Com graves estrondosos, luzes bem chamativas e o infame “modo festa” –  que permite ao usuário praticamente transformar o aparelho em um instrumento de percussão -, o equipamento é definitivamente marcante. Porém, para gastar os R$ 1.299 que o mercado brasileiro pede, é importante ter muita certeza se a caixa da Sony é ideal para seu perfil. Confira os prós e contras na análise abaixo e saiba se vale a pena.

Design

A caixa da Sony é muito bem construída. Como promete ser resistente a água e poeira, o design por si só precisa ser bem compacto e protegido. Com isso, dá pra sentir na primeira pegada que é um aparelho que aguenta muito o tranco – pequenas quedas e pancadas não serão um problema para ela. Por outro lado, isso a torna pesada demais: mesmo sem ser tão grande (29 cm de comprimento e cerca de 10 cm de altura e profundidade), a XB41 tem 1,5 kg.

O visual do acessório é chamativo e bem bonito por si só. Mas, quando as luzes estão ligadas, viram uma atração à parte. Com uma iluminação forte e cores bem chamativas, ela realmente funciona bem para uma festa, principalmente pelo fato das luzes acompanharem o som e a batida que a caixa está tocando. Em um ambiente escuro, ela com certeza vai deixar tudo mais interessante. Em questão de controles, ela conta com alguns botões na parte superior de borracha. Eles não chegam a ser difíceis de usar, mas são duros e precisam de uma boa força para serem acessados (ainda mais quando precisa combinar apertar mais de um botão ao mesmo tempo, que é a maneira de ativar algumas funções). Mas no geral ela é simples de usar e bem intuitiva.

Funcionalidades

O recurso mais chamativo da caixinha da Sony é com certeza o modo festa (chamado pela fabricante de Party Booster). Ao ativar a função (pressionando os dois botões de volume, + e -), a caixa passa a soltar vários sons esquisitos quando você bate nela, dependendo da posição e da força. Dando uma pancada forte na frente da caixa, por exemplo, ela lança uma batida com um som espacial. Já ao bater no topo, ela solta uma batida mais aguda, quase como um prato de bateria. A funcionalidade não chega a ter um sentido e nem uma utilidade, mas é bem engraçada. Em uma festa, provavelmente vai atrair as pessoas a darem pancadas nela para “atrapalhar” a música que está tocando.

Já falando dos recursos “úteis” da SRS-XB41, o Live Sound é uma boa para quem gosta de sons graves e profundos. Ao ativar a função, o aparelho passa a valorizar mais as frequências baixas, dando aquele “estrondo” ao som, ideal principalmente para lugares abertos ou com muita gente. Outro ponto muito positivo do acessório da Sony é o fato de ser à prova de poeira e água. Assim, a durabilidade da caixinha tem tudo para ser bem longa, além de permitir usá-la em qualquer ambiente, inclusive em festas na piscina ou na praia. Para isso, é necessário manter o aparelho todo vedado, com as borrachas que cobrem as entradas. Aliás, se sujar a caixinha de areia ou poeira, é só colocá-la debaixo de água corrente para lavar. Ela aguenta muito bem. Em questão de conectividade, a Sony SRS-XB41 pode ser acessada via Bluetooth, NFC ou cabos. Uma forma de “expandir” os recursos da caixinha é baixando o app Fiestable, disponível para Android e iPhone (iOS), que permite que o usuário controle as luzes do dispositivo manualmente, além de mostrar letras de músicas e mexer na equalização de som.

Desempenho e som

O áudio da XB41 é bom, mas não chega a ter uma definição “perfeita” que audiófilos possam procurar. O lado mais positivo fica nos graves, que são muito altos e definidos, embora não sejam profundos a ponto de fazer sentir aquela batida forte no peito. Já os agudos e médios não tiveram o mesmo cuidado: as frequências se perdem em meio aos sons mais graves, tornando a definição geral mais pobre. Com isso, a caixa se mostra bem mais ideal para quem quer animar ambientes e fazer festas do que curtir um sonzinho despretensioso em casa. O volume do aparelho também chama atenção para quem quer usá-lo para animar algum evento: ele chega a patamares muito altos, embora passe a distorcer justamente os agudos e médios em certo ponto. Os graves, por sua vez, vão ficando cada vez mais fortes – ainda mais com o modo Live Sound ativado. Ou seja, é uma caixa com som alto e poderoso e muito grave.

Bateria

A Sony promete uma duração de 24 horas para a XB41 quando está com suas luzes desligadas. Porém, durante os testes, ela chegou a durar muito mais que isso, chegando perto de 2 dias com um volume moderado. Com as luzes acesas, fica mais próximo das 24 horas. É natural que volumes mais altos gastem mais a bateria, mas quem deseja usar com altura moderada vai se beneficiar bastante. Uma bateria tão grande, porém, não carrega rápido. A caixinha leva cerca de 5 horas para completar sua carga quando ligada diretamente na tomada. Então, é melhor se preparar com antecedência se for precisar dela.

Custo-benefício

A Sony SRS-XB41 é definitivamente um ótimo modelo. O som é poderoso, seu visual é muito interessante e sua construção é perfeita. Mas para pagar o preço de quase R$ 1,3 mil, é preciso ter certeza de que ela é ideal para você. Por isso, tenha convicção do seu objetivo ao comprar a caixinha: se você pretende usá-la para festas e animar ambientes com muita gente, pode gastar o valor que ela não vai te decepcionar. Embora seja interessante ver concorrentes como a JBL Xtreme, que tem uma faixa de preço semelhante e praticamente o mesmo objetivo. Agora, se tudo o que você quer é ouvir música dentro de casa, sem subir demais o volume e sem fazer questão de graves marcantes, pode economizar muito mais que isso. A Flip da JBL ou os próprios modelos mais básicos da Sony (XB21 e XB31), por exemplo, são muito mais baratos e vão servir perfeitamente para esse propósito.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.