quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

CERVEJA ELABORADA COMO CHAMPAGNE JÁ É PRODUZIDA NA BAHIA

Redação - 22/11/2018 14:15 - Atualizado 22/11/2018

Você é do time dos enófilos ou dos cervejeiros? A depender da criatividade dos segundos, não será mais necessário escolher um lado. É só partir para as cervejas Brut Imperial Pale Ale (Brut IPA), elaboradas pelo método champenoise – o mesmo dos espumantes nascidos na região francesa de Champagne. O estilo foi criado há cerca de um ano em San Francisco, na Califórnia, pelo brewmaster Kim Sturdavart – da Social Kitchen & Brewery. Seca no paladar, de textura efervescente, cor mais clara e menos amarga que as IPAs tradicionais, a nova bebida tem ganhado notoriedade em todo o mundo.

Mas não é preciso viajar para outros continentes para prová-las: tem cervejaria nordestina, inclusive baiana, se lançando neste que parece ser o melhor dos dois mundos. Em Vitória da Conquista, a sommelier Renata Maciel e o cervejeiro Rafael Côrtes, da Cervejaria Adamantine, lançaram em setembro o rótulo MIMIMIPA Mosaic 8,9%. “Decidimos fazê-la porque é algo totalmente novo no mercado, desafiador e com sabor diferenciado. A IPA já é um estilo consagrado entre os brasileiros, mas o amargor afasta os iniciantes. Com as técnicas de produção de champagne, melhoramos o drinkability para esse público”, explica Rafael.

O profissional conta que o processo de elaboração da bebida tem todos os passos dos frisantes. “Temos, de fato, a segunda fermentação em garrafa, adição do licor, remuage, expulsão de leveduras, de envase… Mas em relação à produção das IPAs e demais cervejas, escolhemos maltes delicados e cereais não-maltados, além de enzimas e leveduras específicas para melhor trabalhar estes maltes. O resultado é surpreendente. A MIMIMIPA tem a turbidez e o aroma das cervejas artesanais, mas é viva e seca na boca tal qual uma boa taça de espumante brut. Entre suas notas de frutas cítricas, destaco o maracujá. O amargor, típico das IPAs, foi sentido tranquilo no retrogosto. Até fizemos alguns testes, mas o ideal é que o serviço seja feito com taça flute ou flauta típica das bebidas borbulhantes – o que evita a dispersão da carbonatação e permite a visualização do “perlage”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.