quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5117 Dólar 5.1571

HADDAD ANUNCIA FRENTE EM DEFESA DE DIREITOS CIVIS E SOCIAIS

Redação - 21/11/2018 19:35

O candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, esteve reunido na tarde de hoje (21), em Brasília com as bancadas do partido na Câmara e no Senado.

Com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a perspectiva de condenação em penas privativas de liberdade em novos processos penais, Haddad se consolida como uma das novas lideranças do partido, que mira as eleições de 2020 e 2022.

Após o encontro, Haddad afirmou, em entrevista à imprensa, que trabalhará para formar uma frente em defesa de direitos civis e sociais. Segundo Haddad, a agenda dos direitos sociais irá definir um “recorte” nas alianças que o PT buscará, uma vez que, segundo ele, as pautas defendidas por essa frente tendem a ser historicamente de centro-esquerda. A estratégia opera no sentido de manter a hegemonia do PT no âmbito da esquerda e centro-esquerda.

De acordo com Haddad, dentre os temas defendidos por essa frente estarão a defesa do Sistema Único de Saúde e a manutenção de verbas para serviços públicos essenciais.

Haddad ainda considerou a perspectiva de reunir partidos de centro e de centro-direita em torno de uma frente em defesa dos direitos civis. Segundo o candidato derrotado em outubro, uma das principais bandeiras dessa aliança seria a defesa da escola pública laica, em contraposição à proposta que ficou conhecida como a Escola Sem Partido.

“Eu acho que uma frente se constrói programaticamente. […] Pretendemos construir uma frente em torno dos direitos sociais, que eu acho que é uma frente mais de centro para a esquerda. Mas tem uma frente que pode galvanizar uma frente ainda maior que é uma frente de direitos civis”, defendeu Haddad.

“Estamos dispostos a nos somar como partido organizado às correntes mais modernas de pensamento que querem garantir que não haja retrocessos no Brasil”, complementou.

De acordo com o petista, além da atuação no Brasil em oposição ao governo Jair Bolsonaro, a intenção dele também é buscar uma agenda internacional, com alianças com partidos de centro-esquerda na Europa e na América Latina.

Haddad disse que irá para Nova York na próxima semana para participar do lançamento da Internacional Progressista, uma frente idealizada pelo senador norte-americano Bernie Sanders , que perdeu as primárias democratas para Hillary Clinton, em 2016.

“Também faremos uma agenda internacional, começo na semana que vem a viajar o mundo em busca de parcerias, e estamos muito interessados nesse lançamento da Internacional Progressista que vai acontecer em NY na semana que vem, mas não pararemos por aí”, defendeu o petista.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.