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ESPECIALISTA CRITICA VANTAGENS OFERECIDAS POR BANCOS DIGITAIS

Redação - 14/11/2018 09:43 - Atualizado 14/11/2018

O Nubank começou a moda: criada em 2013, a fintech popularizou-se no ano seguinte com o cartão de crédito sem anuidade e controle por meio de aplicativo. Na sequência, vieram Next, Neon e dezenas de bancos digitais com a promessa de baratear e descomplicar o serviço. Para os analistas da Triunfei.com (www.triunfei.com), plataforma de comparação de produtos financeiros, toda essa praticidade, no entanto, pode não valer tanto a pena.

Segundo Pedro Vizeu Pinheiro, economista e fundador do site, a grande falha dos bancos digitais é não oferecer um suporte adequado aos clientes em eventuais emergências. “Sim, o dinheiro está muito digitalizado, mas ainda é efetivo como meio de pagamento físico. Se você está em uma viagem e tem um problema, perde o cartão ou tem o celular roubado, como se resolve isso rápido? Basta encostar em um banco, mostrar o documento e falar com o gerente, com uma pessoa real”, afirma ele.

Vizeu também ressalta que, mesmo com toda a novidade dos bancos digitais, a segurança que as instituições tradicionais conferem, sobretudo para as grandes decisões da vida, ainda pesa na decisão do consumidor. “No momento de fazer um empréstimo para comprar um imóvel, por exemplo, você não vai recorrer a uma fintech. E será necessário ter um histórico de relacionamento para conseguir condições mais vantajosas com um banco tradicional”.

No comparativo entre os três principais nomes do segmento, Nubank, Next e Neon, este último é o que mais deixa a desejar. As conhecidas vantagens são isenção de cobrança de anuidade no cartão de crédito e conta digital, mas sem oferecer qualquer outro benefício. O pioneiro Nubank, por sua vez, também não tem anuidades e promete um rendimento na conta superior ao da poupança, vinculado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). No entanto, para acessar o programa de benefícios, é necessário arcar com uma mensalidade de R$ 19 ou anuidade de R$ 190. Nesse modelo, a cada R$ 1 gasto, o portador acumula um ponto para deduzir pagamentos da fatura, em conversões que variam conforme o serviço.

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