A nova lei trabalhista em vigor no Brasil está completando um ano e para especialistas tem pontos positivos e negativos na relação de trabalho. Segundo dados da justiça trabalhista a nova lei reduziu em 39,3% o número de ações na casa. Os principais motivos são que dentro das novas regras se o trabalhador perder a causa é obrigado a pagar os honorários do advogado da empresa além da possibilidade de multa se houver comprovação de má fé.
Em entrevista ao jornal da manhã, da Rede Globo, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade pontuou que as medidas trabalhistas são boas para o setor. “Você analisa que as medidas são benéficas. Nenhum direito do trabalhador foi retirado e a redução do número de processos ocorre dentro daqueles casos que não se tem uma certeza do que se possa acontecer. E então as pessoas não entram na justiça”, disse Carlos.
O Juiz Rodolfo Pamplona também em entrevista ao programa afirmou que a nova lei tem pontos positivos e negativos. “Toda mudança demora um tempo até que ocorra a adaptação e tem pontos positivos e negativos. Os positivos foi que com a redução dos processos sobra tempo para o servidor e o juiz agilizar aqueles que estão atrasados e negativos foi que com menos trabalho menos possibilidade de contratação e menos emprego no setor”, disse.