quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5664 Dólar 5.194

FABRÍCIO CASTRO E GAMIL FÖPPEL DISPUTAM A PRESIDÊNCIA DA OAB-BA

Redação - 13/11/2018 08:30 - Atualizado 13/11/2018

Advogados que atuam na Bahia irão às urnas no próximo dia 21 escolher a diretoria que pelos próximos três anos comandará a seção da Ordem dos Advogados (OAB) no estado, a 6ª maior no país em número de profissionais. A entidade possui orçamento anual de mais de R$ 36,2 milhões, que vêm da arrecadação de anuidades atuais (R$ 800), de exercícios anteriores e serviços diversos. Concorrem as chapas Avança OAB (situação), do advogado Fabrício Castro e que tem como vice a advogada Ana Patrícia Dantas, e a Renova OAB (oposição), do advogado Gamil Föppel, com a advogada Larissa Camandaroba na vice. Atualmente, a OAB-BA tem como presidente o advogado Luiz Viana, que nas eleições concorre ao cargo de conselheiro federal na chapa Avança OAB.

Além da intenção em resolver problemas urgentes do Judiciário, como o déficit de mais de 200 juízes de primeiro grau e 20 mil servidores, os candidatos a presidente da OAB-BA vão também em busca de mais prestígio. Presidir uma seção estadual ou uma subseção do interior (são 35, no total, a mais longe é a de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste do estado) coloca qualquer profissional em destaque, não só diante dos colegas, mas da sociedade.

Segundo alguns advogados consultados pelo jornal Correio, ser presidente da OAB gera uma visibilidade sem igual para o profissional da advocacia. Um advogado que já foi presidente da seção da OAB Bahia e prefere o anonimato diz que “as eleições da ordem se parecem hoje com disputas da política tradicional, como para cargos a deputado estadual”. Residente em Urandi, cidade de 16 mil habitantes, na região de Guanambi, no Sudoeste do estado, o advogado Fábio Oliveira informou que tem recebido informações dos dois candidatos por meio de aplicativos de celular, por exemplo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.