sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ESTUDANTES PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL DO CENTRO NACIONAL DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO MEC

admin - 13/11/2018 16:10

A estudante Andreza Bispo, 17, 1º ano do Colégio da Polícia Militar Lobato, localizado em Salvador, representou a Bahia na aula inaugural do Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (13). A unidade da rede estadual foi uma das convidadas para o evento on-line, que contou com a interatividade do ministro da Educação, Rossieli da Silva. A turma de Andreza acompanhou as atividades de lançamento do CNME. O Mídias da Educação é uma proposta de ensino presencial mediado por tecnologia com o objetivo de contribuir para a implementação do Novo Ensino Médio, a partir da construção do conhecimento coletivo e democrático.

As aulas do Centro Nacional de Mídias da Educação, iniciadas em agosto deste ano, só puderam ser inauguradas oficialmente agora, por conta do período eleitoral. No ato, a aluna Andreza Bispo falou em rede sobre o que representa o CNME para o processo de construção de conhecimentos. “Foi uma honra participar deste momento interativo. O CNME é uma ferramenta que contribui bastante para o nosso aprendizado e traz algo novo, a exemplo da interatividade com pessoas de todo o país. Isto nos proporciona mais reflexões, mais conhecimentos e mais trocas de aprendizados”, disse.

A diretora de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Tereza Farias, fala sobre o trabalho a importância da criação do Centro Nacional de Mídias da Educação. “O CNME é uma experiência ímpar no sentido de potencializar as aprendizagens dos estudantes do Ensino Médio, em interação com outros estudantes de todo o país. Através do Centro de Mídias, os estudantes têm acesso a conteúdos inovadores, alinhados com as dimensões da Tecnologia e do Mundo do Trabalho, presentes no Novo Ensino Médio”.

CNME
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Centro Nacional de Mídias da Educação leva TV, câmeras, microfones e outros equipamentos para promover a interatividade nas escolas de Ensino Médio. As aulas são transmitidas ao vivo, do estúdio do CNME, em Manaus, a estudantes que estão em sala de aula, em escolas públicas da Bahia e outros 17 Estados brasileiros. As escolas participantes foram equipadas com antenas, monitores, computadores, entre outros equipamentos e os conteúdos, produzidos a partir de temáticas ou eletivas sugeridas pelas Secretarias de Educação.

Para a execução do projeto foram formados 12 professores da rede pública de diferentes Estados, que estão atuando diretamente do estúdio do CNME, e mais 150 professores mediadores de diferentes escolas do país. As turmas de Ensino Médio, compostas por cerca de dez mil estudantes, estão participando de aulas eletivas nas áreas de Tecnologia e Mundo do Trabalho. Professores e estudantes podem também se conectar no site do CNME (http://cnme.mec.gov.br/) ou baixando gratuitamente o aplicativo do CNME.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.