sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CASO DO COLÉGIO VIEIRA: PROFESSOR ENVIAVA VÍDEOS ERÓTICOS A ALUNOS

Redação - 09/11/2018 19:45 - Atualizado 09/11/2018

Informações de pessoas próximas ao caso dão conta que, para além de mensagens racistas, homofóbicas e misóginas, o professor que fazia parte do grupo do polêmico grupo de  WhatsApp de alunos do Colégio Antônio Vieira, teria enviado aos alunos conteúdo pornográfico.

O Colégio procedeu a uma apuração interna do caso, e puniu o docente com demissão. Alunos componente do grupo, por sua vez, não terão as matrículas renovadas.

Hoje houve manifestação de alunos não alinhados com os valores dos componentes do grupo, em apoio a professores xingados e agredidos em mensagens distribuídas via WhatsApp.

Em “carta aberta à sociedade”, o Colégio Antônio Vieira se manifestou. Confira na íntegra:

O semeador saiu a semear” (Mt 13,1).

“A educação e, em particular, nossas instituições educativas, formam parte do esforço humano por fazer germinar a semente do Reino de Deus na história”. (Pe. Arturo Sosa, SJ, superior geral da Companhia de Jesus, Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2017).

O Colégio Antônio Vieira tem uma bonita história em educação. Ao longo de mais de um século, quantas sementes férteis foram lançadas para a construção de um mundo melhor! Entendemos que, assim como a missão do semeador, a missão de formar homens e mulheres com e para os demais é desafiadora, complexa, mas profundamente gratificante.

Acreditamos na capacidade que o ser humano tem de aprender sempre e reordenar seus pensamentos e sua trajetória. Como esclarecemos em nota, o Colégio Antônio Vieira já está aplicando as medidas educativas pertinentes aos fatos lamentáveis que vieram à tona no início desta semana. No entanto, firmados numa ética do cuidado para com todos os envolvidos, entendemos que as decisões tomadas referem-se exclusivamente ao âmbito interno da nossa instituição.

Desejamos que este caso, que feriu profundamente os princípios e valores da nossa comunidade educativa, sirva para a reflexão de todos sobre a importância do engajamento coletivo na promoção de uma cultura de paz e de respeito para com os demais. Assim, cultivamos, uma vez mais, a esperança de ver “germinar a semente do Reino de Deus na história”.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.