A Braskem lança nesta quarta-feira (7) uma campanha para reforçar seu comprometimento com iniciativas de reciclagem do plástico. Ao mesmo tempo, a petroquímica, que é a maior produtora de resinas termoplástica das Américas, aderiu a compromissos lançados recentemente pela indústria global, com metas a serem cumpridas entre 2020 e 2040, quando 100% das embalagens feitas com esse material deverão ser reutilizadas, recicladas ou recuperadas.
“Não haverá uma mudança estrutural no negócio, mas uma evolução no sentido de tornar o consumo de plástico mais consequente”, diz o vice-presidente da unidade de Poliolefinas da América do Sul e da Europa da Braskem, Edison Terra.
Segundo Terra, o objetivo da primeira etapa do comprometimento global é garantir que todas as unidades da Braskem adotem as melhores práticas para redução das perdas de “pellets” (grânulos) de resinas, evitando que esses resíduos contaminem o meio ambiente. A segunda etapa, de recuperação de 100% das embalagens, demandará participação mais efetiva da sociedade. “Estamos dispostos a atingir esse objetivo, mas não é possível fazermos isso sozinhos”, ressalta. “Essa iniciativa é uma evolução de uma série de esforços que já vêm há alguns anos”, afirma Terra.