O Esporte Clube Vitória vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro da Série A e pelo visto esse sofrimento irá se arrastar até as últimas rodadas, aliás, quando se trata de briga contra o rebaixamento, o Leão nos últimos anos vem dando aulas, proferindo palestras e oferecendo cursos em dois módulos básicos nesta especialidade. Para escapar da degola, o Rubro-Negro precisa voltar a vencer e terá pela frente dois clássicos, primeiro o Bahia no próximo domingo no Barradão e posteriormente o clássico nordestino contra o Sport-PE na Ilha do Retiro.
O Vitória chega para o clássico BA-VI pressionado, não só pelo momento ruim e a sequência de três jogos sem vencer, mas também por conta de um JEJUM indigesto. O Leão não vence o Bahia há 9 jogos. O último triunfo no dérbi foi no dia 27 de abril de 2017, duelo de ida das semifinais da Copa do Nordeste de 2017, pelo placar de 2 a 1, no Barradão. Ainda assim, acabou eliminado pelo rival que terminou como campeão do torneio naquele ano.
Após o triunfo em abril de 2017, o Vitória acumula três empates e seis derrotas no clássico. No último encontro, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Leão comandado na época pelo técnico Vagner Mancini foi goleado pelo Bahia, por 4 x 1, no dia 4 de julho, na Arena Fonte Nova, pela 14ª rodada da Série A. O rubro-negro ocupa a 16ª posição com 34 pontos, enquanto o tricolor tem 40 e aparece em 11º.