A Câmara Municipal de Salvador (CMS) elegeu, na tarde de hoje, em sessão presidida pelo vereador Edvaldo Brito, o novo presidente da Casa, o edil Geraldo Júnior (SD), por 41 votos. Após intensas articulações, que se arrastaram por semanas, Júnior conseguiu reunir considerável número de apoios, os quais lhe facultaram a possibilidade de concorrer em chapa única – algo concretizado na tarde de hoje.
Dos 43 vereadores, apenas Hilton Coelho (PSOL) decidiu não se alinhar dentre os apoiadores de Geraldo júnior. Os outros dois interessados na disputa, Kiki Bispo (PTB) e Cláudio Tinoco (DEM) terminaram por retirar seus nomes da disputa e declararam apoio ao titular da chapa única.
O novo presidente vai administrar, a partir de 2019, um orçamento de R$ 187 milhões, além de um quadro com aproximadamente mil servidores, entre efetivos e comissionados. O atual presidente, Léo Prates (DEM) deixa a CMS para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL/Ba), a partir de janeiro de 2019.
A primeira vice-presidência, considerado o segundo cargo mais importante da administração da CMS ficou com Kiki Bispo, que, até algumas semanas atrás, polarizava a disputa com Geraldo Júnior pela presidência da Casa. A terceira vice-presidência com Isnar Araújo (PTB) e Joceval Rodrigues (PPS).