domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FOLHA DE S. PAULO GANHA CAMPANHA VIRTUAL APÓS ATAQUES DE BOLSONARO

Redação - 30/10/2018 15:53

Nesta segunda-feira (29), em sua primeira entrevista ao Jornal Nacional como presidente eleito, o presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a atacar a Folha: “Por si só, esse jornal se acabou”. As críticas vieram após algumas denúncias feitas pelo jornal, incluindo o patrocínio das fake news contra o PT durante a campanha eleitoral. A série de ataques do capitão reformado, no entanto, fez surgir uma campanha virtual incentivando a assinatura do jornal.

William Bonner, apresentador e editor-chefe do noticiário, o havia questionado sobre como ele, que “sempre se declara um defensor da liberdade de imprensa”, em “determinados momentos chegou a desejar que um jornal deixasse de existir”.

Bolsonaro se disse “totalmente favorável à liberdade de imprensa”, com um adendo: “Temos a questão da propaganda oficial de governo, que é outra coisa”. Ele vem ameaçando cortar verbas publicitárias que o governo federal destina a veículos da imprensa que fazem reportagens que lhe desagradam, sobretudo a Folha e a Rede Globo.

Leitores da Folha, então, começaram a fazer assinaturas virtuais. Nesta terça (30), teve adesão do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, que perdeu a disputa pelo governo fluminense para o juiz Wilson Witzel, do PSC. “Acabei de renovar assinatura da @folha. Aliás, tô sempre com o @italonogueira_no meu pé. Função dele né? Aliás, já tem umas 3 semanas que o @alvaromarechal não me detona em sua coluna! Falta eu não sinto das pancadas que ele dá, mas respeito as opiniões, por mais duras que sejam.

O post teve comentário de diversas pessoas, entre eles o humorista Marcelo Adnet, que escreveu: “É isso”, seguido de símbolos de aplausos.

Movimento similar aconteceu com o New York Times, um dos alvos prediletos do presidente dos EUA, Donald Trump, que acusa o jornal de ser um celeiro de fake news.

A receita e o número de assinaturas do jornal têm crescido na garupa do que especialistas da mídia batizaram de “Trump Bump”, uma onda de leitores dispostos a assinar publicações sob mira do presidente.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.