quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

PREFEITURA DE SALVADOR FECHA CONTRATO COM EMPRESA ENVOLVIDA NO “ESCÂNDALO DA MERENDA”  

admin - 25/10/2018 14:50 - Atualizado 25/10/2018

A empresa Nutriplus Alimentação e Tecnologia, envolvida no escândalo que ficou conhecido como máfia da merenda, em São Paulo, ganhou um contrato de mais de R$ 25 milhões com a prefeitura de Salvador. A informação foi publicada no diário oficial de hoje (25). Segundo o contrato, a Nutriplus irá oferecer serviço alimentar escolar. Em São Paulo, a empresa foi delata pelo empresário Genivaldo Marques dos Santos, sócio da empresa Verdurama, envolvida no esquema.

Ele contou que as empresas da merenda formavam um cartel. A Verdurama, da qual ele era sócio, na verdade pertenceria ao empresário Eloizo Durães, dona da SP Alimentação, a maior empresa do ramo do país. Durães estaria também por trás da Gourmaitre. Essas empresas, a Nutriplus, a Geraldo J. Coan e a Convida (grupo Denadai) combinavam preços e áreas de atuação no Brasil. Usariam notas frias para encobrir os pagamentos de propina e obter verbas federais para a merenda – entre 2008 e 2010 o esquema teria movimentado R$ 280 milhões.

A secretaria de Educação afirmou que a contratação seguiu todas as normas. “A contratação se deu de forma transparente e respeitando a legislação. Venceu a empresa que apresentou a proposta de menor preço. Ela não pode ser excluída apenas por estar sendo acusada de envolvimento em um fato ilícito, pois não há instrumentos legais para fazê-lo. O processo de licitação foi através de pregão eletrônico, com a participação de empresas de todo o país, sendo vencedora a que apresentou a proposta de menor preço”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.