sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BOLSONARO QUER ALTERAR FORMA DE ESCOLHA DE REITORES E VICES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PRIORIZANDO A MERITOCRACIA

Redação - 23/10/2018 14:50

A escolha dos reitores e vices reitores das universidades federais hoje em dia é feita pelo presidente da república com base em critérios definidos em votação. Essa medida foi assinada por Fernando Henrique Cardoso em 1995 e deixou as universidades muito ligadas as questões políticas. Mas essa medida pode acabar.

A equipe que prepara o plano de governo do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) propõe que, em uma eventual gestão do capitão reformado, os reitores e vice-reitores das universidades federais sejam indicados com base na experiência em “gestão” e “administração” e na ausência de vínculos com partidos de esquerda. Atualmente, a escolha do reitor e do vice é feita pelo presidente com base na relação dos mais votados.

De acordo com a revista Exame, a equipe de Bolsonaro considera que as universidades foram “aparelhadas” nos últimos anos. Em um segundo momento, o grupo pretende fazer alterações na Lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995, que regulamenta a escolha do reitor e do vice. Pelo texto da norma assinada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o dirigente escolhido deve ser professor titular ou associado 4, com título de doutor.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.