quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

GERALDO JUNIOR GANHA APOIO DA OPOSIÇÃO E É O ÚNICO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Redação - 19/10/2018 19:20 - Atualizado 19/10/2018

A oposição na Câmara Municipal de Salvador declarou na tarde desta sexta-feira (19) apoio à candidatura do verador Geraldo Jr. (SD) a presidente da Casa. O apoio do PT, PCdoB e PSB se dá sob a condição da continuidade dos compromissos políticos assumidos pela gestão anterior de ampliar o fortalecimento da democracia na Casa e do poder cidadão. A eleição da nova mesa diretora nos próximos dois anos da 18ª legislatura agora se dá com uma única candidatura: a de Geraldo.

Segundo a líder da bancada da oposição, vereadora Marta Rodrigues (PT), Geraldo “é um nome que reforça a autonomia e independência desta casa. A gente dá continuidade, como foi feito nessa legislatura, ao fortalecimento da participação popular, da democracia interna, dos mecanismos como Câmara Itinerante, da Ouvidoria, da Escola do Legislativo, do Selo Castro Alves. Tudo isso motivou a gente na conversa com ele, e tamém a elaboração de uma carta-compromisso que está aqui assinada”.

Com o apoio da  oposição, Geraldinho, como é conhecido, alcançou 41 votos (incluindo o dele próprio) entre os 43 vereadores da Casa, depois que seus dois principais concorrentes decidiram sair da disputar e apoiá-lo como nome de consenso da base governista.

Ao agradecer o apoio dos pares, Geraldo Júnior disse que não usurpou o direito de nenhum dos concorrentes e sustentou que não ficaram rusgas na relação com Kiki Bispo, vereador que sonhava suceder Léo Prates na cadeira maior do Legislativo.

“O processo se afunilou e chegamos ao final desse processo, com respeitabilidade, caráter, com democracia. Em nenhum momento foi usurpado o direito e participação de cada um de nós neste processo. O vereador Kiki [Bispo] é uma das grandes referências da política na nossa cidade e estado. Ter Kiki ao meu lado representa o fortalecimento de uma Câmara mais transparente e nessa esteira recebo o apoio da bancada de oposição”.

Apesar das costuras intensas nos últimos dias, Geraldo revelou que trabalha há dois anos nos bastidores em busca de apoiadores. “Seria demagogo e leviano dizer que construí essa relação apenas em três dias. Os três dias foram para sedimentar o processo. Essa é uma campanha construída com seriedade, com etapas, com objetivos. É uma campanha que venho construindo há quase dois anos”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.